Multiplus – A história da Marca do Maior Programa de Fidelidade do Brasil

Multiplus Pontos - A história da Marca

O que você sabe sobre o programa de fidelidade mais conhecido do país que permite acumular pontos e trocar por viagens, hospedagens e mais uma infinidade de itens? Conheça a Multiplus, uma marca que vale cerca de US$345 milhões.

Multiplus é a marca de uma das mais famosas redes de fidelidade do Brasil. A Multiplus permite para seus usuários o acúmulo de pontos através de programas de fidelidade diferentes, concentrando essa pontuação em uma única conta. Os pontos podem ser trocados por diversos produtos, entre eles passagens aéreas (voos operados pela LATAM e outras companhias aéreas parceiras), hospedagens em hotéis ao redor do mundo, aparelhos eletrônicos e alguns serviços de empresas vinculadas.

Dados da marca Multiplus

  • Empresa: Multiplus SA
  • Sede: São Paulo
  • Mercado: Programas de Fidelidade
  • Ano de Fundação: 2010
  • Valor da Marca: $345 milhões de doláres.

História

A história da Multiplus tem início em 1993, pois foi nesse ano que se criou o TAM Fidelidade. Como o nome já sugere, o programa de fidelidade era uma unidade de negócio da já então conhecida TAM Linhas Aéreas. Em 2009, o TAM Fidelidade passou a ser considerado o programa pioneiro de coalizão em território nacional. Não muito depois a empresa se viu com o significativo número de 8 milhões de participantes, além de 151 parcerias já estabelecidas.

Para permitir que os participantes do programa pudessem acumular pontos por meio do uso da máquina Redecard utilizada nos estabelecimentos parceiros, a companhia implantou um projeto efetivo em meados de 2011. Um pouco mais tarde, no mesmo ano, após a realização de um estudo, a Multiplus ganhou uma nova missão, uma nova visão e novos valores e seu logo foi redesenhado. Mais para o final de 2011, mais especificamente no mês de novembro, foi anunciada a criação de um vínculo da companhia com uma empresa canadense chamada Aimia, conhecida anteriormente por Groupe Aeroplan. Tal passo concretizou o surgimento daquela que seria tida como uma das maiores empresas de serviços de marketing para fidelização.

Evolução da Multiplus

Multiplus Pontos - Passagem Aérea

A evolução da Multiplus é marcada pelo estabelecimento de múltiplas parcerias. Uma das que se destaca é a que foi feita com o Hilton HHonors, programa de fidelidade que reúne as 10 marcas pertencentes aos Grupo Hilton Worldwide. Para os que se hospedam em um dos hotéis da rede, o acúmulo de pontos na Multiplus é uma consequência garantida. Estamos falando de um número bastante alto – são 3.800 hotéis espalhados por 91 países.

O 2014 foi um ano de muitas conquistas para a Multiplus, contribuindo inegavelmente para sua evolução no mercado. Alguns produtos inovadores ilustram isso, assim como o “Pontos + Dinheiro”, por meio do qual os usuários podem realizar resgate de prêmios mesmo que a pontuação não seja suficiente para isso, bastando apenas completar a diferença com dinheiro; e o “Missão Multiplus”, que libera o acúmulo de pontos quando o usuário indica amigos e conhecidos para participarem do programa também.

A evolução segue e o ano de 2016, época em que a ampliação do portfólio da companhia chegou ao seu ápice graças ao lançamento da “Pontus Corretora”, corretora de seguros da Multiplus, da plataforma que auxilia na reserva de hotéis, somando mais uma parceria, desta vez com a Expedia Affiliate Network, e a criação do Clube Multiplus.

 

Curiosidades sobre a Multiplus

No Clube Multiplus o usuário pode optar pelo plano que mais condiz com sua realidade. Para saber o que dá mais certo, basta fazer uma simulação no site, onde se leva em consideração vários quesitos, entre eles quantos pontos o usuário deseja acumular e quanto tempo ele tem para atingir essa meta. O pagamento das mensalidades acarreta no acúmulo mensal de pontos, os quais podem ser trocados posteriormente. A grande curiosidade, sobre a qual talvez nem todos tenham conhecimento, é que a cada 4 meses o participante do Clube Multiplus ganha um bônus e seus pontos acumulados são dobrados.

 

O que fez a Multiplus ser um sucesso?

Para não se tornar mais um programa de fidelidade obsoleto, a Multiplus focou no oferecimento de experiências otimizadas para seus participantes. Recentemente a companhia lançou uma plataforma nova que permite a reserva de hospedagens pelo site do Hoteis.com. Essa parceria oferece aos usuários o poder de escolha entre mais de 300 mil hotéis e hostels em diversos países. Além disso, o parcelamento das reservas culmina em mais pontos dentro do programa. Basta garantir que as reservas sejam feitas online e utilizando-se a plataforma criada por meio da mencionada parceria entre Multiplus e Hoteis.com. Para cada real investido, o participante do programa acumula o equivalente a 3,5 pontos.

A estratégia com diferenciais como esses é manter a fidelidade dos usuários ao plano. E isso se consegue não somente ao adquirir a passagem aérea ou ao reservar a hospedagem – o participante do Multiplus também acumula pontos quando realiza compras no cartão de crédito, quando garante um seguro viagem, quando aluga um veículo, entre outras atividades relacionadas…

E você? O que está fazendo para sua marca ser um sucesso?

Talvez nem a TAM esperava ter tamanho sucesso quando criou a Multiplus, mas aí está! Veja que era algo que a TAM pensou em fazer com a atenção de fidelizar os clientes em relação ao seu negócio de vôos aéreos, mas veja no que se transformou. E você já parou para pensar no que pode ajudar a expandir o seu negócio? Mas antes de tudo algo é certo: você precisa registrar sua marca!

e-Book Como Registrar Sua Marca
Baixe gratuitamente o e-book sobre como registrar sua marca:
BAIXE O E-BOOK AQUI!

Deixe uma resposta