Aprenda como pesquisar uma marca no INPI

Como Fazer a Busca Prévia de Uma Marca

O primeiro passo para fazer o registro de uma marca é realizar um consulta junto ao site do INPI. Uma pesquisa sobre a viabilidade do registro da marca, a chamada pesquisa de marca no INPI

Um procedimento fundamental para o registro de uma marca, é a busca prévia, na verdade, trata-se da providência inicial para verificar se uma marca pode ou não ser registrada.

Assim, como o processo de registro de uma marca, a busca também é feita diretamente no site do INPI, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

Processo de Registro

Se você ainda não assistiu e quer saber mais sobre todos os mecanismos do processo de registro, ter uma visão geral do funcionamento, acesse um vídeo no YouTube onde explico isto, clique aqui e veja! 

Vídeo sobre como fazer a pesquisa de marca ou busca prévia de marca no site do INPI

Vídeo Sobre Busca Prévia de Marca

Vídeo sobre Pesquisa de Marca no INPI

Para realizar uma busca prévia de uma marca, o primeiro passo é justamente acessar o site do INPI.

Como é uma etapa fundamental, criei um vídeo onde demonstro o funcionamento do sistema de busca do INPI. Para assistir, clique aqui! 

No vídeo, explico com maiores detalhes, mas basicamente: na página principal do INPI, basta você deve ir até o menu lateral direito, e no menu “Acesso Rápido”, clicar sobre o link “Faça uma Busca”. Nesta próximo tela, você terá acesso ao banco de dados do INPI.

Igualmente no vídeo, eu repasso as opções existentes como: Pesquisa Básica, Busca por Marca, Busca por Titular, Busca por Código de Figura e Busca Avançada.

Além disso, mostro exemplos de busca e como utilizar cada uma destas alternativas de pesquisa no site do INPI.

Cada uma destas opções que citei possui sua utilidade, e é necessário você conhecer como funciona cada uma deles, e principalmente: como usar corretamente estesi tipos de pesquisas para que você possa saber com segurança que o registro de sua marca é possível.

Lembre-se que o processo de registro de uma marca é um serviço oneroso, ou seja, pago. Assim, caso você realize o procedimento de forma incorreta, pode acarretar em prejuízo financeiro, além de desperdício de seu tempo.

Baixe o e-Book sobre Erros ao Tentar Registrar uma Marca

e-Book Os 5 Erros Mais Comuns ao Tentar Registrar uma Marca
Não deixe de fazer a leitura do e-book que preparei explicando os principais erros ao ingressar com o processo de registro de uma marca. Tenha ciência destes equívocos e saiba evitar dissabores durante o processo de registro.

BAIXE O E-BOOK AQUI!